Este blog vai lembrar-lhe a importância de escolher, combinar e confeccionar os diferentes alimentos...tudo com o objectivo de prevenir certas doenças e evitar o uso abusivo de medicamentos! Mas, não somos só o que comemos! Somos também o resultado dos nossos genes e do ambiente que nos rodeia! Nesse sentido tentaremos dismistificar certos conceitos e manter-vos atentos às constantes mudanças do Mundo actual.

8.6.07

Obesidade… Os números são assustadores!


1540 obesos entram por ano nas listas de espera para cirurgia de banda gástrica;

21% das crianças têm peso a mais;

11% das crianças são obesas;

Em risco: uma em cada dez.

5.6.07

Somos mesmo o que comemos!

Também empresas de produtos alimentares já perceberam que "Somos o que comemos"! Neste sentido, foi lançada uma campanha de incentivo de consumo de produtos hortícolas. Um dos produtos promovidos é a polpa de tomate, pela sua riqueza em licopeno. Este é um super antioxidante, que dá cor ao tomate e que tem o poder de combater radicais livres, de reforçar as defesas do organismo e de prevenir certos tipos de cancro! Ao contrário do que se possa pensar, esta substância é mesmo mais absorvida pelo organismo quando se encontra cozinhada e triturada (caso das polpas!).

Produtos Biológicos...melhor opção?!


Pensa-se que os produtos de agricultura biológica são mais saudáveis e seguros, no entanto, nem sempre isso acontece! Por muitos cuidados que existam por parte dos produtores, estes não se encontram totalmemnte isentos de resíduos de pesticidas, já que estes são capazes de permanecer durante anos nos solos.

Da mesma forma, nem sempre os produtos ditos "integrais" são os melhores, já que muitas vezes é nas camadas exteriores (por exemplo de cereais), que se acumulam os pesticidas.

O segredo é ter uma alimentação variada!

Dia Mundial do Ambiente!


Podemos cuidar do meio ambiente sempre que vamos às compras! Para isso devemos ter em conta: o meio de transporte que utilizamos, as embalagens que escolhemos, a compra de produtos nacionais em detrimento daqueles que tiveram de atravessar meio mundo, os sacos onde quardamos as compras,... E não esquecer que devemos fazer em casa a separação, para posterior reciclagem de todas as embalagens!

Comece já hoje, todas as pequenas mudanças fazem a diferença!

4.6.07

Chocolate preto ajuda a prevenir problemas cardíacos em fumadores

Segundo um estudo publicado na revista Heart, o chocolate preto pode neutralizar o endurecimento das artérias nos fumadores e evitar-lhes problemas cardíacos graves.
Como resultado da comparação dos efeitos do chocolate preto com chocolate branco, no fluxo arterial de 20 fumadores, conclui-se que “ um pedaço pequeno de chocolate preto pode aumentar consideravelmente o consumo de antioxidantes, o que tem um efeito benéfico na saúde vascular”. Exames com ultra-sons nos participantes, revelaram que o chocolate preto tinha melhorado o fluxo arterial. As análises ao sangue também mostraram que este tipo de chocolate reduzira para metade a actividade das plaquetas e além disso, os níveis de antioxidantes aumentaram rapidamente duas horas após a ingestão. Em contrapartida, o chocolate branco não teve efeitos nas plaquetas, nem nos níveis de antioxidantes.
Fiquem animados os amantes do chocolate, mas não se esqueçam… existem outros alimentos que nos fornecem antioxidantes, como a fruta, o chá verde e o vinho tinto, por exemplo.