Este blog vai lembrar-lhe a importância de escolher, combinar e confeccionar os diferentes alimentos...tudo com o objectivo de prevenir certas doenças e evitar o uso abusivo de medicamentos! Mas, não somos só o que comemos! Somos também o resultado dos nossos genes e do ambiente que nos rodeia! Nesse sentido tentaremos dismistificar certos conceitos e manter-vos atentos às constantes mudanças do Mundo actual.

28.4.07

Porque os olhos também comem!


Porque os olhos também comem, as principais empresas alimentares recorrem cada vez mais à ajuda dos chamados food stylists. O trabalho destes é transformar um simples gelado ou hambúrguer em algo verdadeiramente apetecível, fazendo crescer água na boca do mais comum dos mortais. E tudo isso através de um mero jogo de luzes e de cores. O principal grupo deste ramo, a Marilinda Hodgdon Visual Designs trabalha há já vários anos com empresas mundialmente conhecidas como a Mac Donalds, a Dunkin Donuts e a Kelogg’s, entre muitas outras, contribuindo em parte para o seu grande sucesso.

26.4.07

Prato colorido, Prato divertido!

Porque não perde um bocadinho de tempo com os mais pequeninos, e lhes mostra o quão saborosos podem ser os hortofrutícolas? As crianças fazem, a maior parte das vezes, cara feia só de ouvir "brócolos", "espinafres" e "couve", sem no entanto os terem sequer experimentado! Há formas de contornar o problema, o melhor é dar-lhes a provar este tipo de alimentos desde cedo, para que se habituem à sua presença no prato! Quando isto não aconteceu e já são mais "crescidinhos", a estratégia é tentar mostrar-lhes que há formas divertidas e saborosas de os confeccionar!
Envolvê-los na confecção de uma sopa, de uma salada ou de umas espetadas coloridas de fruta pode ser a solução!

17.4.07

Jamie's school dinners


Um bom exemplo da importância da comunicação associada a alimentação é a Jamie School dinners, um programa criado pelo conhecido chef de cozinha britânico Jamie Oliver. Desafiando as merendas existentes, que se resumiam a alimentos processados e a uma total ausência de vegetais frescos, Jamie assumiu o controlo das refeições escolares em Greenwich e tentou convencer o governo a melhorar os seus padrões. Com o auxílio de cozinheiros das escolas mostrou que as crianças podiam ser alimentadas com refeições frescas e nutritivas. E depois de uma enorme campanha que chegou aos cabeçalhos dos jornais e da entrega de 300000 petições, o primeiro-ministro Tony Blair aceitou estabelecer novos padrões para as merendas escolares e prometeu 280 milhões de libras para ingredientes, equipamento e formação adequados.

1.4.07

Azeite light?


Foi hoje (1 de Abril) publicada uma notícia no jornal The New York Times relativa ao chamado “azeite light”, considerando-o resultado de uma bem estudada estratégia de marketing. O “azeite light” é um produto americano e, embora o nome sugira o contrário, tem exactamente o mesmo número de calorias que o azeite normal. O termo “light”é, neste caso, utilizado como referência ao flavour do produto, já que este é sujeito a um processo de filtração que lhe retira parte do sabor, do cheiro e mesmo da cor. Este produto foi criado para agradar ao difícil paladar dos americanos, que acham que o azeite tradicional sabe demasiado a azeitona!

Ortorexia




A ortorexia caracteriza-se pela obsessão de ingerir alimentos saudáveis. Os ortorécticos são extremamente preocupados com o bom funcionamento do organismo desejando alcançar um corpo saudável. Para tal evitam o que consideram prejudicial ou causador de doença, defendendo que tudo deve ser estéril e asséptico, pois julgam que pureza e higiene são a chave para a saúde. Deste modo excluem da sua alimentação um grande número de alimentos, chegando a ingerir diariamente apenas 6 ou 7 qualidades de alimentos. Excluem, por exemplo, tudo o que tenha corantes, conservantes, ou mesmo açúcar e sal. A procura de uma alimentação saudável acaba por se tornar o centro da sua vida, e actividades como a escolha de alimentos e a sua confecção ocupam grande parte do seu dia. Estes comportamentos alimentares cada vez mais restritivos podem conduzir a carências nutricionais já que a pequena variedade de alimentos ingeridos pode não ser suficiente para satisfazer as suas necessidades. Deste modo, a tentativa de ser saudável pode culminar em doença.