Este blog vai lembrar-lhe a importância de escolher, combinar e confeccionar os diferentes alimentos...tudo com o objectivo de prevenir certas doenças e evitar o uso abusivo de medicamentos! Mas, não somos só o que comemos! Somos também o resultado dos nossos genes e do ambiente que nos rodeia! Nesse sentido tentaremos dismistificar certos conceitos e manter-vos atentos às constantes mudanças do Mundo actual.

1.4.07

Ortorexia




A ortorexia caracteriza-se pela obsessão de ingerir alimentos saudáveis. Os ortorécticos são extremamente preocupados com o bom funcionamento do organismo desejando alcançar um corpo saudável. Para tal evitam o que consideram prejudicial ou causador de doença, defendendo que tudo deve ser estéril e asséptico, pois julgam que pureza e higiene são a chave para a saúde. Deste modo excluem da sua alimentação um grande número de alimentos, chegando a ingerir diariamente apenas 6 ou 7 qualidades de alimentos. Excluem, por exemplo, tudo o que tenha corantes, conservantes, ou mesmo açúcar e sal. A procura de uma alimentação saudável acaba por se tornar o centro da sua vida, e actividades como a escolha de alimentos e a sua confecção ocupam grande parte do seu dia. Estes comportamentos alimentares cada vez mais restritivos podem conduzir a carências nutricionais já que a pequena variedade de alimentos ingeridos pode não ser suficiente para satisfazer as suas necessidades. Deste modo, a tentativa de ser saudável pode culminar em doença.

1 comentário:

Anónimo disse...

A ortorexia não será apenas uma moda usada para parecer socialmente bem? Será que há ortoreticos que o são durante a vida toda ou é apenas uma "panca"?