Este blog vai lembrar-lhe a importância de escolher, combinar e confeccionar os diferentes alimentos...tudo com o objectivo de prevenir certas doenças e evitar o uso abusivo de medicamentos! Mas, não somos só o que comemos! Somos também o resultado dos nossos genes e do ambiente que nos rodeia! Nesse sentido tentaremos dismistificar certos conceitos e manter-vos atentos às constantes mudanças do Mundo actual.

9.3.07

Alimentos Afrodisíacos

Ao longo dos séculos foram-se atribuindo a alguns alimentos características afrodisíacas. Quer por analogia, por associação ou mesmo por sugestão, cada cultura e cada pessoa reagem a esses alimentos de diferentes formas.
Na longa lista de alimentos tidos como afrodisíacos o que mais surpreende é a variedade. Ervas aromáticas, como o anis, carne de vaca crua e pão são alguns exemplos de alimentos conhecidos por terem propriedades afrodisíacas. O mesmo acontece com alguns peixes tais como o atum, o robalo, o salmão, a sardinha e a truta, e com mariscos como o camarão, o lagostim, o caranguejo ou mesmo as famosas ostras. Os frutos têm também uma conhecida reputação como afrodisíacos. O pêssego, o morango, a ameixa e a pêra são os mais frequentemente referidos. Vegetais como os agriões, o aipo ou a beringela são igualmente conhecidos pelo seu poder afrodisíaco.
Algumas bebidas alcoólicas fazem também parte desta lista, dando-se especial destaque ao vinho (se bem que ingerido com moderação).
A atribuição de um poder afrodisíaco aos alimentos pelo Homem reforça ainda mais a ideia de que somos o que comemos, que determinada característica de um alimento vai condicionar um dado comportamento ou atitude humanas. Algumas dessas características têm fundamento científico, mas a grande maioria é apenas fruto da imaginação. Apesar disso, muitos são aqueles que garantem a sua eficácia. De qualquer modo, não se perde nada em tentar…
Receita Afrodisíaca:

Seio de noviça

Ingredientes:
1 chávena de ameixas finamente picadas
4 claras
4 colheres de sopa de açúcar em pó
¼ colher de chá de essência de baunilha

Preparação:
Bata as claras e pouco a pouco deite o açúcar. Junte a essência de baunilha e, suavemente, as ameixas picadas. Coloque numa forma barrada e leve ao forno (lume brando) durante 1 hora. Serve-se com chantilly.

2 comentários:

Pedro Graça disse...

Carissímas,

Começam bem... Proponho a leitura de um texto da FDA http://www.fda.gov/fdac/features/196_love.html. E ainda http://qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/afrodisiacos.html.

Bons trabalhos (este tema dava, dá, pano para mangas)

Anónimo disse...

Tema super interessante queremos mais receitas!!